120

Prefeitura Municipal de Itatim

Pular para o conteúdo

Ações Integradas: Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa/ Pacto Nacional de Alfabetização

Detalhe do Programa

Responsável

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer.

Descrição

Metas

O programa no município compreende as ações integradas dos programas nacional e estadual, que em parceria com o Governo Federal e o Estado tem como principal meta, garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Indicadores

As Ações do Pacto/Pnaic, apoiam-se em quatro eixos de atuação: Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores; Distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e jogos educacionais; Avaliações sistemáticas; Gestão, mobilização e controle social. Essas ações, encontram-se em sintonia com a meta 5 do Plano Municipal de Educação (PME), com um trabalho intencional e sistemático, visando a melhoria da qualidade da formação inicial e continuada dos professores, garantindo assim, os Direitos de Aprendizagem, em todos os anos do Ciclo de Alfabetização.

Resultados

- Formar educadores, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização; - Mobilização com a comunidade em que as crianças se encontram inseridas, aprofundando a relação entre ambas e criando um espaço colaborativo, no intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3° ano do Ciclo de Alfabetização - Aumento do percentual de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental por nível de proficiência em leitura, escrita e matemática.

Informação Adicional

Envolvidos: - 1 coordenadora local. - 3 orientadoras de estudos. - 1 coordenadora multiplicadora. - 36 professores alfabetizadores. - 570 alunos do Ciclo de Alfabetização.