Última atualização:

Comitê Gestor da Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes

Comitê da Gestão da Escuta Especializada foi criado para atender a Lei 13.431/17 que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, que objetiva melhorar a integração dos serviços por meio da criação de instrumentos de coordenação no município de Itatim, bem como estabelecer fluxos e protocolos de atendimento integrado e implantar sistemas de gestão dos casos de violência. Durante a primeira reunião do Comitê foi apresentado um panorama sobre a legislação vigente, discutido estratégias para a elaboração de um fluxograma para implementação do sistema no município para fortalecer a rede de apoio à criança e adolescente vítima ou testemunha de violência. O comitê é composto por 12 membros, representantes do CMDCA, Conselho Tutelar, Polícia Militar e das Secretarias Municipais de: Saúde, Educação e Assistência Social. A escuta especializada é um procedimento que deve ser realizado pelos profissionais que atuam na rede de proteção do município de modo a consolidar uma cultura de proteção. O objetivo é preparar os profissionais para acolher da melhor forma a vítima ou a testemunha de violência, permitindo o relato livre para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados. Sendo que cada instância, na esfera pública e privada, necessita construir fluxos e protocolos internos e capacitar seu colaborador para o melhor atendimento a criança e ao adolescente na questão da violência.